terça-feira, 4 de maio de 2010

Teorias Curriculares "Escola e Curriculo"

3 comentários:

  1. TEORIAS E PRÁTICAS CURRICULARES


    APRESENTAÇÃO

    A disciplina de Escola e Currículo disponibiliza uma ampla gama de conhecimentos a respeito não somente da constituição dos programas curriculares atuais previstos para as escolas brasileiras, mas de teorias sobre as imbricações sócio-culturais desse importante documento escolar. Além disso, a partir dessa disciplina, o aluno terá a possibilidade de conhecer as atuais políticas curriculares previstas pelo Ministério da Educação e Cultura, aprendendo a lidar com os diferentes impasses que podem aparecer durante a aplicação dos tão debatidos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação.
    Vale destacar que Rosa Fátima de Souza, a autora dessa disciplina, constitui-se em um dos nomes de destaque da História da Educação Brasileira pelos seus importantes estudos acerca da cultura escolar, da história social do currículo e do patrimônio educacional brasileiro.
    Os temas abordados em suas primeiras duas aulas referem-se às principais teorias sobre o currículo. Da terceira até a quinta aula, a autora buscou apresentar o currículo sob uma perspectiva sócio-crítica, chamando a atenção do leitor para o fato de que esse dispositivo não é inócuo, sendo as matérias escolares que o compõe selecionadas de acordo com algumas instâncias políticas. Nomes de grande destaque na área da psicologia e pedagogia moderna também serão estudados, tendo em vista suas importantes considerações para a compreensão da concepção de formação, disciplina e desenvolvimento infantil.
    Após o estudo de algumas vertentes teóricas, da nona aula até a décima sexta, serão tratadas algumas das especificidades curriculares previstas para as modalidades do ensino infantil e fundamental.
    Os capítulos finais, por sua vez, buscarão aproximar o leitor de alguns dos principais conceitos da área educacional, tais como: os temas transversais, a integração do currículo, os Parâmetros Curriculares Nacionais, a importância das

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  2. propostas pedagógicas e do planejamento escolar, bem como outras questões referentes às políticas públicas da educação vigentes em nossos dias.
    Acredita-se que a leitura prazerosa que Rosa Fátima de Souza nos propõe com essa disciplina – abordando desde aspectos históricos do surgimento do currículo até as implicações desse tipo de registro no cotidiano escolar – possa fornecer importantes subsídios aos profissionais ligados à educação de modo que desenvolvam suas funções com mais consciência e autonomia.

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  3. Adorei seu blog! Recheado de informações!
    Parabéns pela iniciativa ;)

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