terça-feira, 4 de maio de 2010

Técnologia da Informação e da Comunicação na Educação

2 comentários:

  1. A disciplina Tecnologia da Informação e da Comunicação tem como objetivo primordial apresentar algumas tecnologias e teorias que apóiam sua utilização na educação Além do que, tem como finalidade uma formação docente consciente e socialmente responsável.

    ResponderExcluir
  2. Tecnologias fala sobre o homem e sua capacidade e necessidade de criar..
    Tempos de mudança expõe sobre a transição da sociedade industrial para a sociedade da informação, passando pelas três ondas civilizatórias que conhecemos..
    Espaços diferenciados de aprendizagem demonstram a importância de se valorizar as múltiplas inteligências e de se criar espaços diferenciados de aprendizagem.
    Mídias na educação: impressos e rádio apresentam os aspectos relevantes da utilização do rádio e da mídia impressa nos processos educacionais respeitando-se os diferentes estilos cognitivos.
    Mídias na educação: audiovisuais abordam a importância dos meios audiovisuais para a educação e o nosso cotidiano, dando ênfase à televisão, seus programas e os vídeos.
    Informática na educação apresenta o computador como uma tecnologia digital que domina nosso dia-a-dia trazendo benefícios relacionados a diversas áreas.
    Softwares educacionais: aprendizagem envolvente apresenta e classifica os softwares educacionais como aliados dos processos de ensino e aprendizagem.
    Softwares educacionais: interatividade fala da importância dos softwares educacionais serem propulsores da construção do conhecimento, descartando a possibilidade de serem meros transmissores de informações.
    Edição de texto apresenta o papel do editor de texto como um favorecedor do processo construtivo, não tendo como fim a simplória definição de digitador de textos.
    Apresentação multimídia define multimídia e demonstra as diferentes formas de sua utilização contextualizada contemplando as diferentes percepções do ser humano.
    Internet: revolução digital analisa as revoluções sociais e tecnológicas que se integram às possibilidades que a internet apresenta de acesso a produtos, serviços, informações e a própria comunicação sem deslocamento físico.
    Internet: pesquisa discute sobre as possibilidades, vantagens e desvantagens do acesso fácil a tantas informações dispersas na rede.
    Internet: comunicação analisa as possibilidades comunicacionais presentes na rede mundial de computadores, através das inúmeras ferramentas digitais disponíveis.
    Ambientes virtuais de aprendizagem apresenta os espaços criados para desenvolver processos de ensino e de aprendizagem e todas as suas possibilidades.
    Inclusão digital fala sobre a importância da fluência tecnológica para uma atuação plena no mundo atual e traz possibilidades inclusivas.

    ResponderExcluir