terça-feira, 4 de maio de 2010

Leitura e Produção de Texto

17 comentários:

  1. "Leitura e produção de textos”. Será, portanto, mais uma ferramenta de trabalho a ser utilizada no seu cotidiano com o nosso aluno. Ele é composto por esta introdução, que permitirá a você compreender a importância de cada conteúdo exposto no material didático; por 10 textos coletados em vários veículos de informação, cujos assuntos relacionam-se com os conteúdos abordados em nosso instrucional e, enfim, por 10 atividades extras criadas para enriquecer sua dinamização e proporcionar ao nosso aluno mais chances de fixar os conteúdos já aprendidos.

    O material instrucional “Leitura e produção de textos” está dividido em conteúdos relacionados com o processo comunicativo ( aulas 1 , 2, 3 e 4), com o processo de escrituração de textos (aulas 5, 6, 7, 8, 9 e 10) e com tópicos gramaticais essenciais à produção escrita (aulas 11, 12, 13,14 e 15).
    O primeiro eixo de conteúdos trata do Processo Criativo e seus elementos, Variação lingüística e os níveis da linguagem , Coesão e Coerência. Tais temas são a base para a formação do nosso aluno. Um futuro professor de língua materna precisa compreender como se dá a comunicação em nível oral e escrito e os elementos que apoiam esse processo. Dessa forma, o futuro docente avaliará os textos orais e escritos produzidos por seus alunos levando em conta os fenômenos lingüísticos que os envolvem.
    O segundo grupo de conteúdos versa sobre Transcrição e retextualização, Paráfrase, Parágrafo- padrão, Resumo, Resenha crítica e Correspondências oficiais. Compreendem, então, teorias e atividades de “construção” e “desconstrução” de textos. Ou seja, nosso aluno será capaz de reconhecer a estrutura básica textual e transformá-la de acordo com suas intenções. Enfim, conquistará mais autonomia para compor seus próprios textos.
    O último vértice desta análise diz respeito a Concordâncias verbal e nominal, ao Emprego da vírgula e dos porquês, ao Emprego da crase e dos pronomes demonstrativos e ao Significado das palavras no contexto. Almeja-se,

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  2. com a introdução destes tópicos, demonstrar ao aluno que a construção e análise de textos necessitam compreender os mecanismos/regras da língua escrita em seu padrão culto. Os conteúdos gramaticais integram, nesse sentido, um grupo de conhecimentos importantes para a formação de cidadãos capazes de usufruir das infinitas possibilidades de seu próprio idioma, por conseguinte, autônomos e “donos” de sua palavra.
    Bom trabalho
    Roseane Adão

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  3. - O PROCESSO COMUNICATIVO E SEUS ELEMENTOS

    perceber a importância do processo comunicativo nos textos oral e escrito.

    filme “Um dia depois de Amanhã”- Após assistir ao filme.
    * Identificar os elementos da comunicação no texto narrado e verificar se o texto fosse escrito, haveria alguma alteração;
    *Explicar se o texto está de acordo com a situação comunicativa;
    *- Comentar sobre a função da linguagem predominante no texto;
    Solicite aos alunos que exponham os apontamentos para a classe, através de uma apresentação.

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  4. Entender que cada texto tem um objetivo específico no processo de comunicação.

    * Construir um texto, ressaltando sua intenção / objetivo.

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  5. - VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA E OS NÍVEIS DA LINGUAGEM.

    *conhecer a língua como instrumento social.
    *textos que demonstrem a diversidade lingüística do país.

    questionamentos:

    a)Há diferença entre língua oral e escrita?
    b)Deve-se adequar o texto ao leitor? Por quê?
    c)Quais fatores fazem a língua variar? Fundamente sua posição segundo o texto lido.

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  6. Que nível da linguagem é expresso no texto? Comente.

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  7. A leitura dirigida do texto de Orlandi, citado como dica de estudo no final da unidade- “O social e o cultural”- (Páginas 51 - 55) produzir um texto sobre o seguinte tema:

    Por que a língua varia?
    Obs: o texto deve conter, no mínimo, 20 linhas.

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  8. - COESÃO

    identificar o recurso coesivo como elemento fundamental na progressão das idéias.

    O aluno deverá produzir pelo menos dois textos. Após a produção, pedir que reconheçam, nos textos, mecanismos de coesão e explique o porquê de seu uso.

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  9. articulação das idéias dentro de um texto escrito, por meio do uso de conectivos específicos.

    1) Diferencie frase, oração e período. Fundamente e exemplifique a sua proposição.
    2) A partir da exposição/redação de dois parágrafos, defina o que é texto.
    3) Segundo o seu material, o que é textualidade? A resposta deve conter pelo menos um parágrafo.
    4) Produza orações que estabeleçam idéias de: oposição/ alternância/ conclusão/condição/causa/comparação/concessão/conformidade/finalidade/
    conseqüência / tempo.

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  10. - COERÊNCIA

    -Reconhecer que coesão e coerência são recursos lingüísticos interligados.

    -Questionamento: Por que textos coesos podem ser incoerentes?
    Exemplos?

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  11. -Perceber a importância da coerência para a construção de bons textos.

    1)Leia o seguinte texto e responda as questões abaixo:

    “Subi no pé de melancia para pegar goiaba, quando desci meu pai roubou minha bala de morango.”

    a) O texto possui coesão? Comente.
    b) O texto possui coerência? Comente.
    c) Que palavras interferem na coerência textual? Por quê?
    d) Reconstrua o texto para que ele se torne coeso e coerente.
    Em sua opinião, um texto precisa ser coeso para que haja coerência? E um texto coerente precisa ter coesão? Redija sua opinião fundamentando seus argumentos.

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  12. TRANSCRIÇÃO E RETEXTUALIZAÇÃO

    Desenvolver a percepção sobre as diferenças entre os textos oral e o escrito.

    Leitura das páginas 52 até a 55 e a realização da seguinte tarefa:

    Explique, através de um texto, as operações de transformação do texto falado para o escrito estabelecendo o objetivo crítico da retextualização como processo de produção de texto na formação de um cidadão mais consciente.

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  13. - PARÁFRASE


    Postar textos de reportagens, notícias, resumos de novelas, crônicas, artigos extraídos de jornais/ revistas identificar o que é, qual o seu objetivo etc. Após a postagem, reescriture os textos, utilizando uma das técnicas de paráfrase estudada.

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  14. PARÁGRAFO-PADRÃO

    objetivo identificar as características de um parágrafo e a importância de sua estrutura para uma boa construção de texto.

    -Permitir ao aluno a percepção do parágrafo- padrão.

    Observe atentamente os seguintes textos:

    TEXTO I
    “Não obstante o brilho alcançado pela vida urbana do mundo grego-romano, sua estrutura sócio-econômica não deixou jamais de ser eminentemente agrária. A agricultura e o pastoreio constituíram-se sempre nas principais atividades econômicas, determinando o destino da maioria da população. Desde os tempos homéricos, passando pelo período helenístico, até o final do Império Romano, a propriedade da terra permaneceu como a condição básica para que o cidadão gozasse de poder e prestígio. Ainda que as atividades próprias às cidades, como o comércio e a manufatura, tivessem se desenvolvido consideravelmente, nunca conseguiram impor-se como forma produtiva de peso na.economia como um todo, e a sua dependência do campo nunca foi superada. A cidade era muito mais um centro de consumo do que propriamente de produção. A moeda que tanta utilização teve na antigüidade funcionava simplesmente como instrumento de troca, sem jamais ser um elemento de reprodução do capital. A acumulação de riquezas realiza-se do modo mais simples. Segundo Finley: “A forte tendência para adquirir riqueza não se traduzia numa tendência para criar capital. “Dito de outro modo, a mentalidade dominante era aquisitiva, mas não produtiva.”
    (Maria Beatriz Florenzano).

    TEXTO II
    A concepção do homem sobre si mesmo e sobre o mundo tem mudado radicalmente.
    Primeiro, os homens pensavam que a Terra fosse plana e que fosse o centro do universo; depois, que o homem era a criação divina especial, que só existiam quatro elementos básicos, que a loucura era causada pelas mudanças da lua, que os átomos eram partículas irredutíveis, etc.Copérnico, Darwin, Galileu e muitos outros têm contribuído muito para modificar essas idéias, mas ainda não temos um quadro claro de como as coisas realmente são. O progresso da ciência ou, mais amplamente, a aprendizagem, é um mecanismo que força uma contínua reorganização das crenças.
    (K.E. Sheiber )

    TEXTO III
    A vida agitada nas grandes cidades aumenta os índices de doenças do coração. Vida agitada é aquela em que o indivíduo não tem tempo para cuidar de si próprio, mercê dos compromissos assumidos e do tempo exíguo para cumpri-los. Entre as doenças do coração, a mais comum é a que ataca as artérias coronárias, assim chamadas porque envolvem o coração, como uma coroa, para irrigá-lo em toda a sua topologia.

    Indique nos textos a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Depois reescreva-os nos espaços a seguir.
    Texto I
    Introdução.
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    _________________________________________________________________________
    _________________________________________________________________________
    _________________________________________________________________________
    _________________________________________________________________________
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    Desenvolvimento.
    _________________________________________________________________________
    _________________________________________________________________________
    _________________________________________________________________________
    _________________________________________________________________________
    _________________________________________________________________________

    Conclusão.
    _________________________________________________________________________

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  15. Resenha Crítica.

    O que é crítica? Para que serve? Quem critica? Por que criticar? De que maneira se critica?

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  16. -Conceituação da resenha crítica e fixar sua realização.

    -Ler material impresso da disciplina Leitura e produção de textos, das páginas 89 até 95. E elaborem a resenha crítica do texto lido.

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  17. - O objetivo desta atividade é estabelecer pontos comuns e não comuns em cada um dos modelos oficiais e desta forma saber quando utilizá-los.

    -Postar modelos de correspondências oficiais e analisar caracterizando os seguintes pontos:

    a)Estrutura;
    b)Os recursos lingüísticos predominantes;
    c)A linguagem utilizada;
    d)A situação comunicativa;
    e)O conceito.

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