terça-feira, 4 de maio de 2010

Jogos, Recreação e Lazer

2 comentários:

  1. A disciplina de Jogos, Recreação e Lazer é extremamente importante vista como um recurso facilitador da aprendizagem, bem como das relações sociais que se estabelecem entre os alunos e deles com o meio no qual vivem. Além disso, auxiliam no desenvolvimento e aprimoramento de diferentes habilidades, dentre elas, a criatividade e a imaginação.
    Estas atividades denominadas lúdicas contribuem significativamente para que os alunos possam vivenciar na prática o conhecimento do qual estão se apropriando, ou seja, aliar o estudo com a ação. O jogo é tido como uma estratégia de ensino indispensável para a aquisição de novos conhecimentos, já que propicia a aprendizagem por meio de brincadeiras, descontração e alegria.
    Em todo o Ensino Fundamental o jogo e o lúdico desempenham um importante papel, porém, na Educação Infantil, principalmente, já que nesta fase as crianças estão no auge de seu desenvolvimento cognitivo e afetivo.
    Sobre o jogo, o brincar e a brincadeira, têm-se os escritos de Piaget e Vygotsky, que contribuem significativamente nesta área com seus estudos. De acordo com Piaget “quando brinca, a criança assimila o mundo à sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois sua intenção com o objeto não depende da natureza do objeto, mas da função que a criança lhe atribui” (PIAGET, 1971, p. 97). Portanto, enquanto está brincando a criança cria e imagina diferentes possibilidades para o objeto do conhecimento com o qual está interagindo. E para isso, Piaget trabalha com as fases de desenvolvimento da criança, pois para cada fase ou faixa etária, há os jogos mais adequados a ela. São elas: sensório – motor (do nascimento aos 2 anos), pensamento pré–operacional (2 a 7 anos), operações concretas (7 a 11 anos) e operações formais (11 anos em diante). Já Vygotsky, trabalha mais com as questões que envolvem a integração social da criança com o outro e com o meio em que está inserida. Ele afirma que é através dos jogos e brincadeiras que a criança é inserida no mundo adulto.
    Como educadores, é preciso acreditar numa escola encantadora, enriquecedora, onde as crianças tenham o prazer de aprender, investigar, buscar e interagir, e o jogo neste caso, é um importante aliado do professor.
    Com os jogos vários objetivos são alcançados, dentre eles: o respeito aos limites, a socialização, a criação e exploração da criatividade, a interação e a aprendizagem à pesquisa.

    ResponderExcluir
  2. Ao trabalhar com jogos devem-se enfatizar sempre estes aspectos citados e a conquista de outros de ordem cognitiva, não reforçando aspectos que envolvem a competição, a derrota e a vitória.
    Frente ao mundo moderno que se vive hoje, é necessário resgatar com os nossos alunos atividades, que talvez tenham ficado esquecidas devido a grande era tecnológica em que vivemos e a presença forte da mídia nas famílias que vêm influenciando grandemente esta geração de nossas crianças. Para isso, é importante o estímulo à criatividade, a invenção e à imaginação, para que possam desenvolver esta habilidade ao invés de reproduzir modelos já prontos na sociedade.
    A recreação e o lazer também têm grande importância no trabalho com os alunos, já que têm significados diferentes entre si e auxiliam também no desenvolvimento de diversas habilidades.
    As atividades recreativas estão inclusas no trabalho da recreação. E esta por sua vez é um tipo de lazer, quando trabalhada de forma prazerosa.
    Ao se falar em lazer, não pode-se pensar em atividades livres, de descanso, mas sim, em atividades que otimizem o tempo de lazer desta criança.
    No mundo atual, os adultos têm pouco tempo de lazer para realizar atividades que geram maior qualidade de vida, dentro do curto tempo que se tem. Por isso, o lazer e a qualidade de vida não estão relacionados com questões financeiras, mas sim, com qualidade nas atividades que faz em seu tempo livre, mesmo que estas sejam simples tal como um passeio ao parque.
    É necessário que a escola trabalhe com os alunos para a vida, e neste sentido os projetos contribuem significativamente para o desenvolvimento de habilidades em diferentes áreas do conhecimento e para o trabalho com variados aspectos do ser humano.
    Existem alguns tipos de jogos, que são classificados de acordo com as atividades que promovem e as habilidades que trabalham. São eles: jogos artísticos, jogos expressivos, jogos sensitivos, jogos recreativos/brincadeiras e jogos desportivos.
    Algumas brincadeiras mais antigas são pouco vistas hoje em dia, o que se vê mais atualmente são os jogos eletrônicos, os bonecos que aparecem na mídia, os brinquedos das propagandas de lojas e os recursos tecnológicos como os jogos de computador. Em sala de aula, não podemos trabalhar nem apenas com o resgate de brincadeiras antigas - que, aliás, desenvolvem a criatividade grandemente - e nem apenas com as atuais que já fazem parte das vivências e cultura que as crianças trazem consigo mesmas – que trabalham com menos com o criar e o imaginar, pois são muito prontos. É necessário trabalhar com esses dois momentos diferentes que fazem parte de nossa história e cultura.
    A dramaturgia também é importante no desenvolvimento escolar, e não se refere apenas a apresentações de teatro, como muitas vezes imaginamos. Apenas com a sala de aula, um material que as crianças já possuam, com muita criatividade e a qualquer momento que julgar necessário, o professor pode fazer um trabalho com a expressão dramática. Seu papel é interagir, intervir, possibilitar oportunidades para a criança criar e recriar, enriquecendo suas idéias.
    Outras aliadas do professor em sala de aula são a dança e a música, pois por meio delas o aluno tem a possibilidade de trabalhar com aspectos que envolvem seu esquema corporal, motricidade, criatividade, ritmo, entre outros.
    Diante de todos esses aspectos, a avaliação é fundamental de modo a respeitar o desenvolvimento particular de cada criança, de acordo com seu ritmo, valorizando suas experiências e vivências próprias.

    ResponderExcluir