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O símbolo do Curso de Pedagogia e da Filosofia é a coruja, devido a sua inteligência, astúsia, sensibilidade, audição e visão superpotentes. A Pedagogia é a ciência ou disciplina cujo o objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo.A função do professo é ensinar;
CARTA DE APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
ResponderExcluirA disciplina História da Educação tem como objetivo central apresentar os fundamentos teóricos e conceituais do processo educacional ao longo da História do homem, contemplando as diversas culturas e os respectivos períodos históricos com vistas a contribuir para a formação de um docente crítico e reflexivo.
Os temas estão distribuídos ao longo dos capítulos da seguinte forma:
Capítulo 1 (Introdução à História da Educação):tem como objetivo apresentar os caminhos percorridos pela história da educação, desde seu vínculo aos cursos Normais do início do século XX, até o momento em que se torna uma disciplina autônoma nos cursos de graduação e pós-graduação.
Capítulo 2 (A Educação na Antiguidade Clássica): tem por finalidade expor a concepção de Educação desenvolvida no contexto sócio-histórico grego, apresentando os diferentes aspectos-base da educação helênica ao longo do apogeu da civilização que lhe deu origem.
Capítulo 3 (Roma): tem por objetivo situar os principais aspectos da educação romana no período de ápice da civilização Romana antiga.
Capítulo 4 (Sob As Asas Dos Ensinamentos Cristãos: A Educação Na Idade Média): objetiva elucidar alguns aspectos sobre a educação característica do período medieval europeu, abordando a criação das primeiras universidades e a formação das crianças e jovens nas corporações de ofício.
Capítulo 5 (A Modernidade Educativa: o Humanismo): tem como objetivo assinalar a trajetória histórico-cultural do Humanismo renascentista do século XV ao XVII, ressaltando os principais aspectos referentes à educação.
Capítulo 6 (Os Inícios Da Pedagogia Moderna): objetiva apresentar a historicidade da pedagogia Moderna.
Capítulo 7 (A Educação da Contra-reforma aporta no Brasil): tem por finalidade mostrar a ação educacional do jesuítas e o início da instrução indígena.
Capítulo 8 (Revolucionários Da Ciência: A Educação Do Século XVII): tem por objetivo apresentar as diversas concepções de educação, bem como seus processos educativos ao longo do século XVII.
Capítulo 9 (No Brasil, A revolução Pedagógica Deitava Arcas): objetiva situar importantes aspectos educacionais no Brasil colônia; apresentar o papel da mulher no contexto educacional dessa época.
Capítulo 10 (As Luzes Na Educação E O Homem Novo): tem por finalidade apresentar o desenvolvimento da educação sob as matizes iluministas por meio da concepção de alguns teóricos e sua influência na ação pedagógica.
Capítulo 11 (A Quem Cabia Educar No Brasil Setecentista?) – tem como objetivo mostrar o processo de laicização educacional no Brasil setecentista; situar as corporações de ofício das camadas populares da época.
Capítulo 12 (O Século Da Pedagogia E Os Vínculos Com A Sociedade: A Educação Oitocentista): objetiva apresentar o desenvolvimento da idéia de educação pública estatal, bem como os teóricos que defendiam tal educação e suas realizações; assinalar os aspectos das propostas de Fröbel para a educação infantil.
Capítulo 13 (Os Anos Oitocentos No Brasil: Cabe Derramar A Instrução Para Todas As Classes): tem como finalidade situar a educação no Brasil no século XIX, assinalando a criação das escolas normais brasileiras, os cursos profissionalizantes e os primeiros jardins-de-infância.
Capítulo 14 (A República Sustenta O Direito À Educação): tem como objetivo apresentar as reformas propostas para a educação no período da República.
Capítulo 15 (A Educação Higienizada): tem por finalidade mostrar como se deu o processo de inserção da educação higiênica no Brasil;
Capítulo 16 (Nos Tempos da Escola Nova): objetiva apresentar as premissas que nortearam o movimento da Escola Nova, bem como seus métodos e programas educativos e o que esse movimento representou em termos de acesso à escola pelas classes populares.
ResponderExcluirCapítulo 17 (Sob A Ditadura Militar): tem como finalidade analisar as mudanças ocorridas no processo educativo no período da ditadura militar.
Capítulo 18 (As Universidades Brasileiras: Ainda A Educação De Poucos): tem por objetivo apresentar a trajetória dos cursos superiores no Brasil, bem como ressaltar as classes que nele permaneciam.