segunda-feira, 17 de maio de 2010

Estágio - Gestão Escolar e Docência no Ensino Médio

O planejamento do estágio curricular é feito pelo aluno da universidade em colaboração com o supervisor da instituição escolar. Serão considerados o tempo legalmente exigido para o estágio e as disponibilidades da escola.
O estágio deverá demonstrar capacidade, interesse e entusiasmo no planejamento das atividades.
O planejamento deverá considerar a realidade do contexto sociocultural da população escolar, estar inserido no Projeto Político-Pedagógico do estabelecimento e utilizar as técnicas necessárias para atingir os objetivos propostos.


Os estágios são de extrema importância na formação do aluno, pois possibilita ao estudante a concretização e a integração teórica-prática-teórica dos conhecimentos necessários à sua formação profissional básica, conscientizando o corpo discente sobre a importância de um bom estágio para garantir sua inserção no mercado de trabalho.
E, não esquecendo de atender às especificidades do curso de Pedagogia para cada etapa do estágio oportunizando atividades de aprendizagem social, profissional e cultural adequadas aos valores éticos do pedagogo.
Promover através do exercício da reflexão crítica, a identificação das possibilidades e limitações do campo de atividade específico e a criação de alternativas para superá-las, estumulando no aluno estagiário uma atitude de questionamento contínuo, que possibilite a produção de novo conhecimento e sua divulgação.
Possibilitar ao aluno estagiário contato direto com situações reais que lhe permitam planejar, orientar, controlar e avaliar o processo ensino-aprendizagem de alunos em instituições de Educação Básica, e /ou de outros ambientes socioeducativos.
Desenvolver, através de reflexão e da crítica, oportunidades para que o estudante reconheça o professor educador como participante e co-responsável pela construção do conhecimento e formação da cidadania e consciência crítica.
Oferecer diferentes caminhos ao estudante para que se defronte com problemas concretos do processo ensino-aprendizagem e da dinâmica própria do espaço escolar, buscando aternativas de solução em conjunto.
Contribuir para criação de um espaço de excelência que vincule formação teórica e início da vivência profissional, com vistas à reorganização do exercício docente, através da regência de turma e do envolvimento em projetos, pesquisas, exposições e debates sobre formação e a valorização do magistério.

manual curricular

Um comentário:

  1. A Lei 9.394/96, art. 43, inciso III, referente aos objetivo da Educação Superior, estabelece: "formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, hábitos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua fomração contínua". Podemos concluir ser fundamental que o futuro profissional tenha uma vivência prática em sua área específica de formação, permitindo-lhe apreciar, no dia-a-dia de uma experiência orientada em situação concreta, o que irá encontrar após a conclusão do curso e analisar essa prática à luz da teoria estudada.
    Como afirmou Paulo Freire (1996), "ensinar exige uma reflexão crítica sobre de hoje, ou de ontem, para que se possa melhorar a próxima prática". A partir dessa reflexão verificamos que teoria e prática fornecem subsídios ao desenvolvimento dos conhecimentos e das habilidades necessárias aos alunos para adquirirem e produzirem ações, preparando-os para assumir no futuro uma trabalho consciente, como fator de construção do ser humano.

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