segunda-feira, 17 de maio de 2010

Gestão Escolar e Docência das Classes Iniciais do Ensino Fundamental

"Gestão Escolar e Docência das Classes Iniciais do Ensino Fundamental"


Durante esse estágio, o aluno atuará como docente junto ao professor ou somente como docente de uma turma de classe inicial do Ensino Fundamental e irá desenvolver atividades que envolvam análise, observação e participação da gestão escolar voltada a esse ciclo do ensino.

Docência:
desenvolver atividades com acompanhamento do professor da turma.

Entrevistas:
Com diretor
com o coordenador ou com o supervisor ou com o orientador das classes iniciais do Ensino Fundamental
com dois professores de Classes Iniciais da do Ensino fundamental

Projeto Pedagógico:
analisar o projeto Pedagógico da instituição, tendo como enfoque as classes iniciais do Ensino Fundamental.

Regimento Escolar:
analisar o Regimento Escolar da instituição, tendo como enfoque as Classes iniciais do Ensino Fundamental

Roteiro do relatório de estágio

a) capa;
b)Folha de rosto;
c)Apresentação;
d)Texto contendo introdução, desenvolvimento e conclusão.

Introdução

Apresentação do relatório informando a área do estágio( "A Escola e a Sociedade", "Gestão docência no Ensino Médio", "Gestão Escolar e Docência na Educação Infantil", "Gestão Escolar e Docência nas Classes Iniciais do Ensino Fundamental", "Gestão Escolar em Educação de Jovens e Adultos" , "Gestão Escolar e Educação inclusiva", "Gestão Integrada Escolar: Administração, Supervisão e Orientação Educacional", "O Pedagogo em diferentes espaços sociais"), sua duração e o local onde foi realizado e uma citação de um teórico da preferência do aluno para argumentar com a sua prática docênte.

Desenvolvimento

É a parte fundamental do relatório e enfoca, de forma detalhada , todas as atividades desenvolvidas durante o estágio, incluindo, se possível, tabelas, quadros e/ou figuras, recursos que permitem uma imediata visão de conjunto do que foi exposto.
A descrição das atividades pode ser agrupada de acordo com a criatividades do aluno.
Deverão ser respeitadas todas as informações da Instituição consideradas sigilosas.

Então, as entrevistas(diretor, supervisor etc, professores, ppp, regimento ), planos de aula, conteúdos das aulas, descrição das aulas dadas e tudo que foi realizado no estágio esta no desenvolvimento.

Conclusão

Deverá incluir, obrigatóriamente, uma apreciação crítica quanto ao valor do estágio para a formação profissional e explicações próprias sobre as divergência detectadas entre e a prática, observação nas experiências vivenciadas pelo aluno estagiário.
Devem ser apresentadas, ainda, propostas e recomendações a fim de melhorar o estágio em seus vários aspectos.

13 comentários:

  1. A Lei 9.394/96, art. 43, inciso III, referente aos objetivo da Educação Superior, estabelece: "formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, hábitos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua fomração contínua". Podemos concluir ser fundamental que o futuro profissional tenha uma vivência prática em sua área específica de formação, permitindo-lhe apreciar, no dia-a-dia de uma experiência orientada em situação concreta, o que irá encontrar após a conclusão do curso e analisar essa prática à luz da teoria estudada.
    Como afirmou Paulo Freire (1996), "ensinar exige uma reflexão crítica sobre de hoje, ou de ontem, para que se possa melhorar a próxima prática". A partir dessa reflexão verificamos que teoria e prática fornecem subsídios ao desenvolvimento dos conhecimentos e das habilidades necessárias aos alunos para adquirirem e produzirem ações, preparando-os para assumir no futuro uma trabalho consciente, como fator de construção do ser humano.

    ResponderExcluir
  2. O planejamento do estágio curricular é feito pelo aluno da universidade em colaboração com o supervisor da instituição escolar. Serão considerados o tempo legalmente exigido para o estágio e as disponibilidades da escola.
    O estágio deverá demonstrar capacidade, interesse e entusiasmo no planejamento das atividades.
    O planejamento deverá considerar a realidade do contexto sociocultural da população escolar, estar inserido no Projeto Político-Pedagógico do estabelecimento e utilizar as técnicas necessárias para atingir os objetivos propostos.


    Os estágios são de extrema importância na formação do aluno, pois possibilita ao estudante a concretização e a integração teórica-prática-teórica dos conhecimentos necessários à sua formação profissional básica, conscientizando o corpo discente sobre a importância de um bom estágio para garantir sua inserção no mercado de trabalho.
    E, não esquecendo de atender às especificidades do curso de Pedagogia para cada etapa do estágio oportunizando atividades de aprendizagem social, profissional e cultural adequadas aos valores éticos do pedagogo.
    Promover através do exercício da reflexão crítica, a identificação das possibilidades e limitações do campo de atividade específico e a criação de alternativas para superá-las, estumulando no aluno estagiário uma atitude de questionamento contínuo, que possibilite a produção de novo conhecimento e sua divulgação.
    Possibilitar ao aluno estagiário contato direto com situações reais que lhe permitam planejar, orientar, controlar e avaliar o processo ensino-aprendizagem de alunos em instituições de Educação Básica, e /ou de outros ambientes socioeducativos.
    Desenvolver, através de reflexão e da crítica, oportunidades para que o estudante reconheça o professor educador como participante e co-responsável pela construção do conhecimento e formação da cidadania e consciência crítica.
    Oferecer diferentes caminhos ao estudante para que se defronte com problemas concretos do processo ensino-aprendizagem e da dinâmica própria do espaço escolar, buscando aternativas de solução em conjunto.
    Contribuir para criação de um espaço de excelência que vincule formação teórica e início da vivência profissional, com vistas à reorganização do exercício docente, através da regência de turma e do envolvimento em projetos, pesquisas, exposições e debates sobre formação e a valorização do magistério.

    ResponderExcluir
  3. Ensino fundamental é uma das etapas da educação básica no Brasil. Tem duração de nove anos, sendo a matrícula obrigatória para todas as crianças com idade entre seis e 14 anos. A obrigatoriedade da matrícula nessa faixa etária implica na responsabilidade conjunta: dos pais ou responsáveis, pela matrícula dos filhos; do Estado pela garantia de vagas nas escolas públicas; da sociedade, por fazer valer a própria obrigatoriedade. Regulamentado por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em 1996, sua origem remonta ao Ensino de Primeiro Grau, que promoveu a fusão dos antigos curso primário (com quatro a cinco anos de duração), e do curso ginasial, com quatro anos de duração, este último considerado, até 1971, ensino secundário.

    A duração obrigatória do Ensino Fundamental foi ampliada de oito para nove anos pelo Projeto de Lei nº 3.675/04, passando a abranger a Classe de Alfabetização (fase anterior à 1ª série, com matrícula obrigatória aos seis anos) que, até então, não fazia parte do ciclo obrigatório (a alfabetização na rede pública e em parte da rede particular era realizada normalmente na 1ª série). Lei posterior (11.114/05) ainda deu prazo até 2010 para Estados e Municípios se adaptarem.

    Passando agora a ser dessa maneira:

    C.A (classe de alfabetização) = 1º ano
    1ª série = 2° ano
    2ª série = 3° ano
    3ª série = 4° ano
    4ª série = 5° ano
    5ª série = 6° ano
    6ª série = 7° ano
    7ª série = 8° ano
    8ª série = 9° ano

    ResponderExcluir
  4. Organização
    A organização do ensino fundamental divide-o, na prática, em dois ciclos. O primeiro que corresponde aos primeiros cinco anos (chamados anos iniciais do ensino fundamental) é desenvolvido, usualmente, em classes com um único professor regente. O segundo ciclo corresponde aos anos finais, nos quais o trabalho pedagógico é desenvolvido por uma equipe de professores especialistas em diferentes disciplinas. Essa forma de organização do ensino fundamental remonta à antiga divisão do ensino primário em relação ao primeiro ciclo do ensino secundário (ginasial).

    Nos primeiros anos, as crianças e adolescentes são estimulados através de atividades lúdicas, jogos, leituras, imagens e sons, principalmente no primeiro nível. Através dos vários processos pedagógicos, busca-se conduzir a criança ao conhecimento do mundo pessoal, familiar e social.

    Nos anos finais, os adolescentes aprofundam os conhecimentos adquiridos no ciclo anterior e iniciam os estudos das matérias que serão a base para a continuidade no ensino médio.

    ResponderExcluir
  5. Olá Claudia, meu nome é Danielle e estou cursando Pedagogia pela UCB aqui em Pontal do Paraná, seu blog ne ajudou muito com meu estagio, dicas preciosas.
    Beijos e parabens

    ResponderExcluir
  6. QUERIDA ALUNA DANIELLE,
    FIQUEI MUITO CONTENTE POR TER AJUDADO NO TEU ESTÁGIO.

    ATT.
    CLAUDIA CRUZ

    ResponderExcluir
  7. você não tem nem um estagio pronto não estou precisando muito me socorre

    ResponderExcluir
  8. cara Rosiene, eu não tenho nenhum estágio pronto.
    qual é a tua cidade?
    Es da UCB?

    ResponderExcluir
  9. Cara Rosiene,
    o que tu queres saber do estágio das Classes Iniciais??

    ResponderExcluir
  10. Bom-dia Cláudia,

    Estou preparando para começar a fazer estágio "Educação Infantil e Ensino Fundamental", gostei muito das explicações.
    Faço Pedagogia EAD, meu sonho é poder contribuir, mesmo de forma criscreta na formação dos futuros cidadãos.
    Tenho conciência que a missão do professor é um sacerdócio, algo que eleva a alma e engrandece o espírito.

    Abraço.
    Simone Souza Cruz.

    ResponderExcluir
  11. oi amiga Claúdia adorei suas explicações pois estou fazendo pedagogia pela UCB pois tenha certeza que me ajudou muito.obrigada

    ResponderExcluir
  12. o professor é uma obra de arte que
    jamais será esquecida
    mesmo com tanto descasos pelos nossos governantes seremos eternos

    ResponderExcluir