Assinar:
Postar comentários (Atom)
O símbolo do Curso de Pedagogia e da Filosofia é a coruja, devido a sua inteligência, astúsia, sensibilidade, audição e visão superpotentes. A Pedagogia é a ciência ou disciplina cujo o objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo.A função do professo é ensinar;
Este material foi elaborado como uma das etapas da formação docente dos professores que trabalham ou irão trabalhar com Educação de Jovens e Adultos (EJA).
ResponderExcluirÉ importante ressaltar que a realidade dos educandos que freqüentam turmas de EJA é muito diferente da realidade daqueles que estão matriculados no ensino regular, ou antes é melhor falar das realidades dos educandos da EJA, no plural, porque um traço que une esses jovens e adultos é o fato de eles se apresentarem como um grupo multifacetado, de identidade muito variada – como é multifacetada e variada a realidade brasileira. Para o bom desempenho do seu trabalho, o professor precisa ter sempre presente essa característica.
E o Brasil é berço de uma metodologia para o letramento de jovens e adultos que vingou, deu frutos: o Método Paulo Freire. Também é muito importante que o educador esteja atento, que possa valer-se do legado desse método que se espalhou pelo mundo.
E ainda é necessário ressaltar que o Tutor precisa ler o livro e assistir aos DVDs cuidadosamente antes de desenvolver o trabalho com os alunos.
Dito isto, passemos a uma brevíssima apresentação do conteúdo de cada aula.
1) Histórico da Alfabetização de Adultos no Brasil – a trajetória da EJA em nosso país, desde a década de 1940, sempre acompanhando e refletindo o momento político.
2) Quem É o Aluno da EJA – a caracterização da nossa clientela.
3) A Atualidade de Paulo Freire – breve apresentação do Método Paulo Freire, sua história e seu legado.
4) Alfabetização e Letramento na EJA – a diferenciação entre o que é alfabetização e o que é letramento, bem como a implicação dessa diferença no trabalho pedagógico.
5) Discussão sobre Projeto de Aula de Alfabetização em EJA – como e por que aplicar da metodologia de projetos em EJA.
6) Educação de Jovens e Adultos: o ensino da leitura em discussão – discussão e caracterização do que seja o ato da leitura.
7) Educação de Jovens e Adultos: a produção de texto – discussão sobre como trabalhar com a produção de textos e caracterização dos principais tipos de texto.
8) Cartas: uma estratégia metodológica de atuação na EJA – algumas experiências de letramento e o uso de cartas como recurso pedagógico.
9) Experiência no Rio Grande do Norte e a Formação de Alfabetizadores de EJA – estudo de caso de uma experiência de EJA.
10) Sistematizando a Prática: experiências alternativas de trabalho na EJA – apresentação de mais três experiências concretas em EJA.
11) O Uso do Jornal para a EJA: importância e possibilidades – o uso do jornal em sala de aula.
12) Propostas de Escrita para a EJA: resgatando escritas populares – a importância da preservação da cultura popular na EJA
13) Histórias e mais Histórias para a EJA – o uso do texto narrativo.
14) Cartas como Resgate da Cidadania – o uso das cartas do leitor como recurso pedagógico para a alfabetização e também para a consciência de cidadania.
15) Planejamento e Avaliação: instrumentos da prática pedagógica – discussão sobre o uso do planejamento e da avaliação formativa na EJA.