terça-feira, 4 de maio de 2010

Fundamentos e Práticas do Pensamento Matemático

2 comentários:

  1. A disciplina de Fundamentos Teóricos do Pensamento Matemático aborda conteúdos sob o ponto de vista teórico em um primeiro momento e em seguida, sob o ponto de vista da prática educativa.
    Com conteúdos inerentes ao estudo teórico do pensamento matemático, a disciplina traz para aula 1 a resolução de problemas, com suas definições e etapas. Para aula 2 tem-se a abordagem da construção do conceito de número, com classificação e seriação. A aula 3 mostra os tipos de conhecimentos, com destaque para o conhecimento lógico-matemático, estudado por Piaget.
    O conteúdo da aula 4 aborda o desenvolvimento histórico do sistema de numeração decimal, desde os primeiros símbolos de contagem até a invenção da escrita atual. As aulas 5 e 6 trazem a discussão de processos e desenvolvimento histórico de algoritmos de algumas operações fundamentais e as idéias das quatro operações fundamentais, envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
    As aulas 7 e 8 abordam os conceitos sobre a compreensão dos números racionais: frações, operações com números naturais e os decimais. A aula 9 mostra a construção do pensamento geométrico, com as curiosidades históricas até o presente momento. As aulas 10 e 11 trazem como conteúdos o sentido das medidas, mostrando as unidades que podem ser utilizadas, área e perímetro.
    A aula 12 trás o contexto do pensamento algébrico, com suas concepções e a aula seguinte aborda os conceitos fundamentais da proporcionalidade, com suas estratégias de resolução e o conceito de escala. Na aula 14 é feita uma introdução à estatística, com suas fases de desenvolvimento e apresentação, e na aula 15 é abordado o tema avaliação em matemática, com os tipos de avaliação existentes e seus objetivos principais.
    A aula 16 mostra como aprender sem medo: o relacionamento afetivo entre aquele que aprende e aquele que ensina, os tipos de afeto e como trabalhar com eles. A aula 17 traz a linguagem matemática e os (des)encontros com a linguagem cotidiana, algumas nomenclaturas e seus significados e a aula 18 mostra os problemas da solução: dificuldades com a metodologia da “resolução de problemas”.
    A aula 19 traz a geometria plana e a geometria espacial: o que vemos e o que vivemos, como as crianças aprendem a geometria, primeiramente vivendo esses conceitos e logo após vendo a relação entre os objetos que a cercam. A aula 20 trata dos sinais, operações com números inteiros, a junção entre os números positivos e os negativos e as operações que os compreendem.
    Os conteúdos inerentes ao estudo da prática educativa do pensamento matemático compreendem as aulas 21 a 40. As aulas 21 e 22 mostram a utilização dos materiais de apoio conhecidos como geoplano e tangram, para introduzir conceitos geométricos. A aula 23 mostra a compreensão do sistema de numeração decimal, desde o sistema utilizado pelos egípcios até o sistema atual.
    As aulas 24 e 25 trazem a utilização do material dourado para trabalhar com os números naturais e com os números decimais. As aulas 26 e 27 decorrem da aplicação dos conceitos construídos a partir do material dourado, pois são aplicações que envolvem algumas medidas convencionais (comprimento, superfície, massa) e volume e capacidade.

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  2. A aula 28 trata das novas tecnologias e o ensino da matemática, a utilização de softwares educativos para ensinar alguns conceitos matemáticos. A aula 29 mostra como deve ser o uso da calculadora nas aulas de matemática. A aula 30 vem desenvolvendo o conceito de chance, a introdução da teoria das probabilidades. A aula 31 traz desafios matemáticos, como resolver problemas utilizando um raciocínio mais elaborado.
    A aula 32 traz conceitos acerca dos sólidos geométricos, envolvendo os polígonos, os prismas e os poliedros regulares. A aula 33 introduz o conceito e a aplicação de produto cartesiano: a localização em mapas. A aula 34 mostra o raciocínio combinatório e o estudo sobre a análise combinatória. A aula 35 traz conceitos e definições sobre modelagem matemática, por que e como usar.
    A aula 36 traz o uso de jogos no ensino da matemática, como proceder às atividades lúdicas objetivando ensinar. A aula 37 trata dos tipos de simetria existente entre figuras e a aula 38 aplica os conceitos sobre ângulos, giros e rotações, definição intuitiva, formal e medidas especiais.
    A aula 39 incita a investigação matemática em sala de aula, as definições sobre a metodologia e o uso da investigação na resolução de problemas. E por fim, a aula 40 relaciona a matemática e a arte, como distinguir os tipos de artes e como estão aplicados os conceitos matemáticos nos diversos contextos artísticos.

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