terça-feira, 4 de maio de 2010

Fundamentos e pratica da Lingua Portuguesa

Este material é um apoio para meus alunos de Pedagogia.

10 comentários:

  1. Fundamentos Teóricos da Língua Portuguesa nos apresenta, na primeira aula, qual a importância de se ter uma clara concepção do que é a linguagem, dentro deste contexto são expostas duas concepções principais (a linguagem vista como uma capacidade inata, e a linguagem como produto da atividade humana) e suas diferenças.
    A segunda aula é voltada para a linguagem como expressão do pensamento, isto é, do pensamento verbal ou lógico-verbal. Em seguida, na terceira aula, aborda-se a linguagem como veiculadora da ideologia, nos mostrando que cada ato discursivo é carregado de significação ideológica, uma visão de mundo conforme a classe social envolvida.
    Na quarta aula, os conceitos de linguagem, língua, fala e enunciação (discurso e texto), são esclarecidos para auxiliar o entendimento sobre as diferenças existentes entre eles.
    As funções de linguagem são abordadas na quinta aula com o objetivo de mostrar as características predominantes de cada texto de acordo com suas finalidades. E na sexta aula, há a apresentação da importância do ensino de textos contextualizados, ou seja, em situações reais de uso, (expõe-se) revelando que o texto é considerado fundamental para o ensino de língua.
    O texto como objeto social é abordado na sétima aula, pois a produção de textos, escritos ou orais, são condicionados socialmente num contexto específico e temporal entre os falantes.
    A aula oito apresenta a tipologia textual seguindo alguns critérios. Num primeiro momento vemos a classificação de textos literários e não-literários. Depois vemos a distinção de textos no que se refere ao desenvolvimento dos temas: narrativo, descritivo e dissertativo. São apresentadas as diferenças de discursos argumentativos, e também a classificação de textos quanto ao seu objetivo.
    A relação entre oralidade e escrita é vista na aula nove. Aborda-se a escrita obedecendo a um sistema fonético para que se consiga retratar os sons da fala e a representação gráfica dos fonemas na escrita.
    A organização de idéias é muito importante para fazer com que o interlocutor consiga compreender o que está lendo. Sendo assim, é necessário que haja uma unidade temática que estabeleça relação entre a idéia principal e as secundárias dentro de um texto. Esse assunto é apresentado na aula dez, mostrando com clareza como é importante a coesão em um texto.

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  2. Na aula onze apresentam-se os recursos para a produção do sentido: coerência e argumentação. Já na aula doze, vemos que a adequação das variedades lingüísticas são importantes, pois para cada situação existe uma forma de se comunicar. As variedades lingüísticas fazem parte do repertório de estudos semânticos mostrados na aula treze.
    A intertextualidade é o assunto estudado na aula quatorze, nos mostrando que um texto sempre acaba fazendo relação com outros textos. A aula quinze traz uma proposta pedagógica que indica o estudo de língua portuguesa voltado para o texto.
    O segundo livro chamado Prática Educativa da Língua Portuguesa conceitua na primeira aula as quatro práticas do ensino da língua portuguesa: leitura e interpretação de textos (orais e escritos), produção de textos (orais e escritos), análise lingüística de textos e atividades específicas de sistematização de conteúdos específicos, voltadas para o texto como objeto de ensino.
    As atividades de leitura e interpretação de textos proporcionam aos alunos situações de aprendizagem voltadas para a escrita, vista na aula dois, os auxilia na compreensão das intenções do autor, recursos da escrita, entre outros. Já a aula três é voltada para a produção de textos (oral ou escrito), mostrando a importância de um texto contextualizado conforme a situação real de uso.
    O código do sistema alfabético é visto na aula quatro com o intuito de apresentar os objetos e sinais que são utilizados para representar os sons da fala, mostrando a relação existente entre a oralidade e a escrita, podem ser gestos, desenhos, figuras, emblemas, rótulos, etc.
    Na aula cinco vemos a relação entre letra/ fonema, sua organização e as possibilidades que podem ocorrer nessa relação.
    O trabalho realizado na aula seis é voltado para sistematização e contextualização discursiva, isto é, “os alunos”, quando trabalham com o seu próprio nome estão refletindo sobre a linguagem oral e escrita, e também estão se socializando, se identificando. Na próxima aula (sete), o trabalho é direcionado para a discriminação de palavras, diferenciando a língua falada da língua escrita.
    Na aula oito vemos o lado positivo de trabalhar com cópia e ditado, que favorece a assimilação, fixação e compreensão do sistema gráfico da Língua Portuguesa pelos alunos.

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  3. A aula nove apresenta a importância do primeiro contato dos alunos com textos escritos. Como deve ser a prática metodológica, as estratégias de ensino para familiarizar os alunos com leituras variadas, como vemos na aula dez, na qual o domínio da escrita se baseia em leituras variadas, e também na prática de escrita.
    Na aula onze vemos o domínio de um conjunto de conteúdos específicos muito importantes na aquisição do código escrito , que se refere à direção da escrita, segmentação, pontuação, etc.
    A estrutura textual que se apresenta na maioria dos textos: introdução, desenvolvimento e conclusão, e a unidade temática (ligação entre idéias em determinado texto) são os estudos da aula doze.
    A coesão e a coerência são os assuntos abordados na aula treze, explicando e exemplificando a importância desses recursos na escrita de textos. Já na aula quatorze, os elementos estudados são a regência e concordância (nominal ou verbal).
    As diferenças existentes entre alguns textos são estudadas nas aulas quinze, dezesseis e dezessete: textos literários e suas funções estéticas, textos informativos ou epistolares e textos publicitários respectivamente. É importante que os alunos percebam as diferenças existentes entre os variados textos estudados.
    A narração, a descrição e a dissertação são tipos textuais vistos na aula dezoito, com o intuito de ensinar as funções particulares de cada um. A narração pode ocorrer de várias formas: com ou sem narrador, a descrição se caracteriza pela caracterização de objetos e cenas variadas e a dissertação é a exposição de análises e interpretação de fatos reais.
    Na aula dezenove aborda-se a importância da reescrita para o aprendizado da língua escrita.
    E finalizando, a aula vinte apresenta a unidade pedagógica e as quatro práticas que a compõem: leitura /interpretação de textos, produção de textos, análise lingüística e atividades de sistematização de conteúdos específicos – importantes para o aprendizado de qualquer conteúdo da Língua Portuguesa.

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  4. ● ATIVIDADE 01

    Perceber as diferenças entre as concepções de linguagem estudadas.

    Produziz uma tabela comparativa sobre as duas concepções de linguagens estudadas na aula um. Após a produção, os alunos devem comentar sobre o que colocaram em suas tabelas, e as principais diferenças encontradas entre uma concepção e outra.
    Concepções de linguagem

    INATA
    • Linguagem como processo mecânico.
    • Linguagem como um dado natural dos homens e animais.
    • Sua origem é biológica.
    • O aprendizado da linguagem acontece naturalmente.
    • A educação serve apenas para cuidar para que haja sempre um ambiente adequado para o desenvolvimento inato da capacidade de aprendizado.


    SOCIAL
    • Linguagem como processo da atividade humana.
    • Linguagem é subordinada pela interação entre homem e natureza, e dos homens entre si.
    • Sua origem é o processo de produção social da existência humana.
    • O aprendizado da linguagem ocorre através da atividade humana.
    • A educação desencadeia o processo de ensino-aprendizagem e produz a capacidade intelectual.

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  5. Solicitar aos alunos a produção de um texto que exponha as duas concepções de linguagem estudadas na aula um. Após a produção, os alunos devem comentar sobre o ponto de vista formado através da leitura da aula: “Concepção de linguagem"

    R:• Concepção inatista: defende-se a visão de que o homem nasceu preparado biologicamente para falar, assim, a linguagem se desenvolve naturalmente. O ambiente é o meio que proporciona aos seres humanos a falarem uma língua.
    • Concepção de caráter social: direciona a percepção que sua origem se dá através da interação humana. O desenvolvimento da linguagem é resultado de trocas sociais (comunicação entre seres humanos).

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  6. Refletir sobre os estudos da linguagem e do pensamento

    Solicitar que a turma se divida em dois ou três grupos, cada grupo deverá realizar uma pesquisa sobre a linguagem e o pensamento com base em grandes estudiosos como, Vygotsky, Piaget, entre outros. (Definir antes de pesquisar para que não haja repetição). Após a pesquisa, as equipes deverão comentar a visão que cada autor tem sobre a interação entre a linguagem e o pensamento, se existe ou não diferenças.

    Gabarito:Exemplo de pesquisa:

    Para Vygotsky, um claro entendimento das relações entre pensamento e língua é necessário para que se entenda o processo de desenvolvimento intelectual. Linguagem não é apenas uma expressão do conhecimento adquirido pela criança. Existe uma inter-relação fundamental entre pensamento e linguagem, um proporcionando recurso ao outro. Desta forma a linguagem tem um papel essencial na formação do pensamento e do caráter do indivíduo.

    Disponível em: acessado em 01 de Julho de 2008.

    Para Piaget (1977), a constituição do princípio de autonomia se desenvolve juntamente com o processo de desenvolvimento da autoconsciência. No início, a inteligência está calcada em atividades motoras, centradas no próprio indivíduo, numa relação egocêntrica de si para si mesmo. É a consciência centrada no eu. Nessa fase a criança joga consigo mesma e não precisa compartilhar com o outro. É o estado de anomia. A consciência dorme, diz Piaget, ou é o indivíduo da não consciência.

    Para Piaget, a linguagem é uma construção da inteligência sensório-motora, preparada passo a passo, até se concretizar no período pré-operatório, mais ou menos aos dois anos de idade.
    Ao analisar o desenvolvimento desde a sua gênese, Piaget o define como uma equilibração progressiva, uma passagem de um estágio de menor equilíbrio para outro. Sob este ponto de vista, o desenvolvimento mental é uma construção contínua.

    Disponível em: < www.centrorefeducacional.com.br/piaget.html> acessado em 01 de Julho de 2008.
    Disponível em: www.multirio.rj.gov.br/cime/ME01/ME01_030.html>, acessado em 01 de Julho de 2008.

    Possível análise:
    Para Vygotsky, a linguagem e o pensamento estão em constante interação, um auxilia o outro. Mas para Piaget, a linguagem é resultado da construção da inteligência. Em seus estudos há uma não aceitação á ajuda do outro para o desenvolvimento da inteligência, porém ele estabelece uma relação estreita entre a linguagem e o pensamento e uma relação mais próxima entre o pensamento e o meio.

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  7. Caracterizar assuntos sobre “linguagem e pensamento” abordados na aula dois.

    elaborar um roteiro de estudo sobre a aula dois. Após a produção, a turma deverá se posicionar em semicírculo para conversar sobre os itens importantes colocados nos roteiros, com a finalidade de produzir um único texto para toda a turma. (Os alunos podem indicar um colega para anotar os itens para a produção do único roteiro).

    Gabarito: Possível resposta:

    Linguagem e pensamento

    • A linguagem possui várias funções para os seres humanos: exteriorização de idéias, de pensamentos, de sentimentos e representação mental da realidade exterior.
    • O homem, através da linguagem, se socializa, transmite informações, adquire conhecimentos e produz a possibilidade de consciência humana.
    • O conteúdo da consciência se estrutura como linguagem, através de signos.
    • A linguagem, na unidade indissociável com o pensamento, organiza a atividade mental.
    • A linguagem verbal é muito mais que um meio de comunicação, possui um importante papel na produção de conteúdos da consciência, precisando ser apreendida pelos indivíduos.
    • A concepção, vista como processo social, atribui papeis importantes para os alunos e professores, isto é, os alunos necessitam atuar na produção do conhecimento para alcançar o aprendizado, e os professores necessitam produzir e promover condições de aprendizado.

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  8. pesquisa sobre ideologia, com base nas seguintes questões:
    1-O que é ideologia?
    2-Por que é importante que o professor auxilie seus alunos no estudo da ideologia?
    3-Explique a relação entre linguagem e ideologia.
    01- “Ideologia é o conjunto de idéias, conceitos e comportamentos que prevalecem sobre uma sociedade.”
    02- Os professores devem auxiliar seus alunos a opinarem, serem críticos e a perceberem o que certos discursos e seus diferentes interesses correspondem.
    03- É a linguagem que transmite as variadas ideologias e seus significados.

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  9. Sintetizar sobre a dimensão de forma e conteúdo no processo da realidade.
    A através da aula três, uma equipe explique sobre a forma, e outra sobre o conteúdo que a realidade concreta da consciência manifesta. Cada equipe deverá comentar sobre as respostas formuladas para a turma toda.

    Possível resposta:

    A forma e o conteúdo, mesmo distintos, estão sempre ligados, pois um auxilia o outro na produção de conhecimento.
    O conteúdo da consciência é definido por fatores sociais, que estão interligados a discursos apreendidos num período vivenciado. É necessário um aprofundamento para alcançar a essência da realidade.
    A forma da consciência está ligada a superficialidade apresentada aos sentidos de um indivíduo.

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  10. linguagem, língua, fala e enunciação, discurso e texto

    Linguagem
    Um dos conceitos da linguagem é um meio de representar e comunicar, por meio de signos convencionais minimamente organizados. A representação pode ocorrer por meio de imagens ou ícones, signos naturais e signos artificiais: lingüísticos ou não - lingüístico.

    Língua
    Língua é a linguagem que ocorre por meio de signos, um sistema que se realiza no ato da fala, isto é, um conjunto articulado de combinações utilizado pelo falante para compor um discurso. Há dois tipos de elementos lingüísticos: o plano fonético e o plano significativo.

    Fala
    A fala é o ato discursivo concreto, que se realiza em função de uma interlocução, por meio de um sistema de códigos estabelecidos socialmente.

    Enunciação, discurso e texto
    A enunciação transforma a língua em discurso, um ato individual que se relaciona entre o falante e seu destinatário. O discurso visto como linguagem em interação faz com que as condições de produção garantam o entendimento de sentido entre interlocutores.
    A significação e o tema são elementos essenciais para a enunciação, pois a significação é a função do signo, e o tema é o sentido definido. “O texto é uma unidade de análise do discurso”, é a continuação do discurso, que se manifesta através de uma unidade de sentido

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