terça-feira, 4 de maio de 2010

Filosofia da Educação

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  1. CARTA DE APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

    TÓPICOS DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

    APRESENTAÇÃO

    A disciplina Tópicos da Filosofia da Educação tem como objetivo principal apresentar os fundamentos teórico-conceituais sobre Filosofia para desenvolver uma visão reflexiva e crítica sobre o mundo, sobre o homem e sobre os processos educacionais. Compreende um livro didático composto por 18 unidades e 2 DVDs contendo as 18 aulas correspondentes às unidades.

    As unidades deste estudo compõem-se conforme abaixo.

    Convite a Filosofia – tem por objetivo definir filosofia, desenvolvendo uma visão reflexiva e crítica sobre o mundo e sobre o próprio homem.
    O contexto de Sócrates e o nascimento da moral ocidental – objetiva mostrar os principais acontecimentos que possibilitaram o surgimento do pensamento socrático e sua influência sobre a moral do Ocidente, apresentando uma visão panorâmica do pensamento grego para melhor compreendê-lo.
    Platão e o nascimento da razão ocidental – tem por objetivo apresentar na obra de Platão os principais pontos que auxiliam na compreensão do fazer pedagógico e do papel do educador.
    Aristóteles e a Filosofia como totalidade dos saberes – tem como finalidade apresentar a importância do pensamento aristotélico para a civilização ocidental e compreender a importância da filosofia nesse contexto.
    De Aristóteles à Renascença – a partir de uma visão panorâmica, esta unidade tem como objetivo apresentar as principais idéias que marcaram os seguintes períodos: Helenístico, Idade Média e o Renascentismo, no início da Idade Moderna.
    O pensamento de Baruch Espinosa – objetiva refletir sobre as maneiras pelas quais a filosofia de Espinosa pode contribuir para o aprimoraramento do fazer pedagógico.
    O Iluminismo e o Século das Luzes – tem como objetivo central apresentar as principais características do movimento iluminista e sua influência na ação pedagógica.

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  2. Immanuel Kant e o idealismo alemão – objetiva apresentar os aspectos principais da teoria do conhecimento de Kant e sua revolução copernicana, isto é, sua demonstração de que os objetos do conhecimento dependem do sujeito cognoscente; apresentar a contribuição de Kant na Educação no que concerne ao papel da Educação na formação humana e na formação do educador.
    A dialética idealista e materialista de Hegel e Marx – tem por objetivo apresentar a dialética idealista de Hegel e dialética materialista de Marx no contexto do sistema filosófico.
    Schopenhauer: o mundo como representação – tem como finalidade apresentar aspectos gerais da biografia e do pensamento filosófico de Schopenhauer e sua contribuição para a Educação.
    O positivismo e o desenvolvimento da ciência – objetiva apresentar aspectos os marcantes do positivismo, seus principais representantes e sua influência na prática pedagógica.
    Nietzsche e o fortalecimento do sujeito (1844-1900) – tem por finalidade enfatizar os aspectos da teoria de Nietzsche que influenciam e ajudam a compreender o fazer pedagógico.
    A Escola de Frankfurt – tem por objetivo compreender os aspectos relativos às sombras e às luzes da modernidade a partir de uma visão panorâmica dos conceitos básicos construídos na concepção teórica da Escola de Frankfurt.
    Duas correntes filosóficas: o pragmatismo e o existencialismo – tem por objetivo abordar as principais idéias do pragmatismo e suas implicações no cotidiano e também apresentar o existencialismo e sua importância na Educação.
    Filosofia e Educação – tem por finalidade apresentar a importância do estudo da Filosofia no fazer pedagógico.
    Ética e Educação – objetiva estabelecer um nivelamento teórico dos conceitos que envolvam Ética e Educação, elaborando uma reflexão sobre Ética e Educação que envolve a ação docente nos dias atuais.
    Filosofia e a formação humana na escola – tem por objetivo conceituar as três dimensões da existência do homem (prática, teórica e poésis); conceituar intersecção no contexto da Filosofia Clínica adaptando-os ao campo do processo de ensino-aprendizagem; apresentar alguns aspectos que caracterizam a modernidade no contexto pedagógico.
    O processo do filosofar na Educação Infantil – tem com finalidade discutir a importância do processo de filosofar na Educação Infantil e apresentar sugestões metodológicas neste processo.

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