terça-feira, 4 de maio de 2010

Estágio - O pedagogo em diferentes espaços sociais

Local: ONGS, CLUBE, ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA, IGREJA, LOCAL QUE DESENVOLVA PROJETOS SOCIAIS OU INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO BÁSICA.

OBS: TEM QUE TER O CARIMBO COM TODOS OS DADOS , CGC OU CNPJ, NOME DO ESTABELECIMENTO ( TEM QUE SER CERTIFICADO QUE TEM UM PROJETO SOCIAL RECONHECIDO).

O enfoque desse estágio está voltado para a docência em diferentes espaços sociais, ele poderá ser realizado em outro ambiente social, mas também poderá ser em uma escola, desde que haja o desenvolvimento de um projeto educacional diferenciado.

Durante esse estágio, o aluno irá desenvolver atividades que envolvam análise e observação e também irá atuar como docente junto ao professor de uma turma que desenvolva atividades pedagógicas de ensino-aprendizagem.

Docência:
desenvolver atividades docentes com acompanhamento do professor da tuma.

Entrevistas:
com o diretor(ou a pessoa responsável pelo projeto);
com um professor do projet;
com dois alunos do projeto .

projeto Pedagógico; analisar o projeto Pedagógico da instituição, tendo como enfoque a proposta de ensino a ser desenvolvida (projeto diferenciado).
anexar no estágio o projeto proposto.

Regimento Escolar:
Analisar o Regimento Escolar da instuição, tendo como enfoque a proposta de ensino a ser desenvolvida.

5 comentários:

  1. O estágio significa aprendizagem, ou seja estudos práticos para aprendizagem e experiência em determinado assunto ou profissão – aprimoramento do desenvolvimento profissional. Assim, o Estágio Curricular Supervisionado consiste em trabalho obrigatório de campo, no qual as atividades práticas são exercidas de forma orientada, sinalizando o seguinte aspecto: “Ser interpretado como um ponto convergente entre a teoria e a prática, percebendo-o como um elo facilitador no ajustamento natural do aluno, no sentido de melhor receber adequação e entendimento do mercado de trabalho no qual terá de amar”.
    Não existe a menor dúvida que o estágio é de extrema importância, através dele que somos inseridos na realidade escolar, somente que faz parte diariamente desta rotina tem a capacidade de perceber que a escola é um mundo a parte; quando começamos a trabalhar com o material humano diretamente é que percebemos a real importância de toda a engrenagem. Portanto cada gesto, cada atitude afeta diretamente a vida dos indivíduos (alunos, professores, colaboradores de um modo geral), e isto, só percebemos quando estamos efetuando algum tipo de estágio; mesmo se for ns séries iniciais ou no ensino médio, percebe-se claramente a corrente que existe mantendo-os todos interligados onde um depende do outro, cada elo tem seu valor e deve ser respeitado.
    A bagagem que cada indivíduo carrega é sem dúvida alguma um tesouro inestimável, e é na escola que percebemos isto, são tantas as culturas que se soubermos respeitá-las e criar um ambiente adequado para que elas possam ser expostas e através de debates constantes, não no sentido de repressão ou preconceitos, mas no sentido de aprimorá-las, de adequá-las a realidade da referida escola; com certeza as necessidades serão supridas e o ganho será expandido a todos os alunos, professores, colaboradores de um modo geral; e só percebemos a grandeza destes ganhos através dos estágios, das trocas de experiências que eles nos proporcionam.
    Tânia

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  2. colega concordo comtuas palavras nada melhor para nossa formação vivermos diretamente com esses alunod pois só assim saberemos a verdadeira realidade deles para saber até onde podemos exigir deles e com certeza temos muito que aprender com nossos próprios alunos,parabén por suas palavras tão esclarecedoras.Mary rose.

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  3. A Lei 9.394/96, art. 43, inciso III, referente aos objetivo da Educação Superior, estabelece: "formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, hábitos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua fomração contínua". Podemos concluir ser fundamental que o futuro profissional tenha uma vivência prática em sua área específica de formação, permitindo-lhe apreciar, no dia-a-dia de uma experiência orientada em situação concreta, o que irá encontrar após a conclusão do curso e analisar essa prática à luz da teoria estudada.
    Como afirmou Paulo Freire (1996), "ensinar exige uma reflexão crítica sobre de hoje, ou de ontem, para que se possa melhorar a próxima prática". A partir dessa reflexão verificamos que teoria e prática fornecem subsídios ao desenvolvimento dos conhecimentos e das habilidades necessárias aos alunos para adquirirem e produzirem ações, preparando-os para assumir no futuro uma trabalho consciente, como fator de construção do ser humano.

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  4. O planejamento do estágio curricular é feito pelo aluno da universidade em colaboração com o supervisor da instituição escolar. Serão considerados o tempo legalmente exigido para o estágio e as disponibilidades da escola.
    O estágio deverá demonstrar capacidade, interesse e entusiasmo no planejamento das atividades.
    O planejamento deverá considerar a realidade do contexto sociocultural da população escolar, estar inserido no Projeto Político-Pedagógico do estabelecimento e utilizar as técnicas necessárias para atingir os objetivos propostos.


    Os estágios são de extrema importância na formação do aluno, pois possibilita ao estudante a concretização e a integração teórica-prática-teórica dos conhecimentos necessários à sua formação profissional básica, conscientizando o corpo discente sobre a importância de um bom estágio para garantir sua inserção no mercado de trabalho.
    E, não esquecendo de atender às especificidades do curso de Pedagogia para cada etapa do estágio oportunizando atividades de aprendizagem social, profissional e cultural adequadas aos valores éticos do pedagogo.
    Promover através do exercício da reflexão crítica, a identificação das possibilidades e limitações do campo de atividade específico e a criação de alternativas para superá-las, estumulando no aluno estagiário uma atitude de questionamento contínuo, que possibilite a produção de novo conhecimento e sua divulgação.
    Possibilitar ao aluno estagiário contato direto com situações reais que lhe permitam planejar, orientar, controlar e avaliar o processo ensino-aprendizagem de alunos em instituições de Educação Básica, e /ou de outros ambientes socioeducativos.
    Desenvolver, através de reflexão e da crítica, oportunidades para que o estudante reconheça o professor educador como participante e co-responsável pela construção do conhecimento e formação da cidadania e consciência crítica.
    Oferecer diferentes caminhos ao estudante para que se defronte com problemas concretos do processo ensino-aprendizagem e da dinâmica própria do espaço escolar, buscando aternativas de solução em conjunto.
    Contribuir para criação de um espaço de excelência que vincule formação teórica e início da vivência profissional, com vistas à reorganização do exercício docente, através da regência de turma e do envolvimento em projetos, pesquisas, exposições e debates sobre formação e a valorização do magistério.

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  5. IMPORTANTE ENVIADO POR E-MAIL

    a Unidade Concedente do estágio tem que estar bem caracterizada, com carimbo completo : endereço, telefone....OU com o nome e CNPJ. No caso de um programa ou projeto ligado a Prefeitura, pode colocar o carimbo da Prefeitura ou da Secretaria que ele está vinculado.

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