terça-feira, 4 de maio de 2010

Empreendedorismo

7 comentários:

  1. CARTA DE APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
    Durante as duas últimas décadas, o mercado tem assistido a extraordinária evolução de cursos e programas sobre o empreendedorismo em todos os níveis de ensino em quase todos os países. O ensino do empreendedorismo tem sido considerado importantíssimo na formação de um novo profissional. Essa nova tendência surgiu no Brasil no final da década de 1990, porém, nos Estados Unidos, país onde o capitalismo tem sua principal caracterização, este fenômeno se explica por diferentes razões, mas decorre, sobretudo, da necessidade das pessoas de se apresentarem melhor antes de se lançarem no mercado por conta própria.
    Pode-se considerar que o empreendedorismo será a revolução social que deverá ocorrer no século XXI, comparável aos efeitos que a revolução industrial provocou no século XX.
    O ensino do empreendedorismo favorece o desenvolvimento de importantes habilidades, tais como: capacidade de trabalhar em equipe, capacidade de realizar apresentações de idéias, administração do tempo, autonomia para aprender e habilidades gerais e específicas, de acordo com a sua área de interesse.
    Para o entendimento da disciplina de empreendedorismo, ou de qualquer outra disciplina, recomenda-se que o aluno elabore as diretrizes para a leitura, análise e interpretação do material didático.
    É aconselhável que o aluno assista o DVD da aula, e pelo menos duas leituras do material didático (livro), dividindo essa leitura em:
    • LEITURA TEXTUAL - Fazer uma leitura corrida do texto, buscando a idéia central e detendo-se nas palavras desconhecidas e procurando no dicionário - preferencialmente o dicionário de Administração - o significado dos vocábulos. Não procure fixar-se em algum parágrafo que não tenha ficado claro, deixe para outro momento. O objetivo dessa leitura é oferecer a visão do conjunto, a idéia que centraliza o texto.
    • LEITURA TEMÁTICA - É a compreensão do texto. Tem como função determinar a idéia central e as secundárias do texto.
    O material disponibilizado para o aluno da disciplina Empreendedorismo é composto do livro “Empreendedorismo” do professor Sandro Afonso Morales, e de dois DVDs, contendo cinco aulas cada um, totalizando dez aulas. Cabe ao tutor o acompanhamento do aluno na realização das Atividades existentes ao final de cada capítulo do livro.
    O conteúdo de cada aula é o seguinte:
    • AULA 1 - Empreendedorismo - Nesta aula é apresentada a importância de se ter atitude empreendedora, os tipos de empreendedores, a conceituação do que é ser empreendedor e as escolas do empreendedorismo.
    • AULA 2 - A Psicologia e os Empreendedores - Esta aula aborda a importância da psicologia no sentido de que, para compreender o funcionamento das empresas é necessário compreender o funcionamento das pessoas. Aborda também a psicologia

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  2. e os teóricos da personalidade. Destacando a contribuição de Sigmund Freud, Jung, Maslow, Henry Murray, Julian Rotter e Karen Horney.
    • AULA 3 - Competências Empreendedoras - Nesta aula é abordado o papel das competências para se tornar um administrador de sucesso. Nem sempre o profissional qualificado é aquele que apresenta um bom desempenho em suas funções. Esta aula também aborda os modelos de competências para o empreendedor.
    • AULA 4 - Estabelecimento de Metas e Objetivos - Se na aula anterior foi dado ênfase as competências empreendedoras, nesta é abordado o papel da atitude, ou seja, colocá-las em prática. Nesta aula é abordada, também, a importância do estabelecimento de metas e objetivos na vida profissional de longo prazo, médio prazo e curto prazo.
    • AULA 5 - Busca de Oportunidades - Esta aula destaca que no conceito de empreendedor, duas expressões são constantes: inovação e busca de oportunidades. No relato de casos se sucesso, sempre é destacado que a busca de oportunidades por parte do empreendedor, está associada à inovação. Esta aula destaca também a utilização da ferramenta brainstorming na geração de idéias.
    • AULA 6 - Busca de Informações e Riscos Calculados - Nesta aula são abordadas as competências, busca de informações e riscos calculados, que são fundamentais na elaboração de um Plano de Negócios. É detalhado como se podem obter informações sobre o negócio e como calcular os seus riscos.
    • AULA 7 - Planejamento e Monitoramento Sistemático - Esta aula destaca a importância das competências: Planejamento e Monitoramento, que são apresentadas de forma detalhada e são essenciais para que o negócio tenha sucesso.
    • AULA 8 - Qualidade e Eficiência - Esta aula aborda as competências qualidade e eficiência, que sempre devem andar juntas. Não adianta ter qualidade e não ser eficiente, ou vice-versa, isto deixará a empresa menos competitiva. A qualidade e eficiência devem ser um processo contínuo.
    • AULA 9 - Persuasão e Redes de Contato - Nesta aula é abordado às duas competências relacionadas à necessidade de poder: a persuasão e o estabelecimento de contato. É destacado também o processo de liderança e o planejamento e poder.
    • AULA 10 - Competências Mobilizadoras e Reforçadas - Esta aula aborda as competências mobilizadoras: estabelecimento de metas, planejamento e iniciativa própria. Já as competências reforçadoras: persistência, comprometimento e autoconfiança.

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  3. Sem dúvida os empreendedores ou a pessoas que possuem o espírito empreendedor, têm a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios; se arriscam para conseguir os recursos necessários para pô-los em vantagens; e iniciarem o caminho rumo ao sucesso. Possuem intuição, e são motivadas (muitas vezes nem sabem de onde vem tamanha vontade, coragem de se jogar de cabeça, pois sentem literalmente que o sucesso é garantido não somente financeiro, mas pessoal); eles possuem um novo olhar sobre o mundo, eles se posicionam, opinam , tomam decisões acertadas, valorizam suas bagagens de experiências, fazem comparações, fazem uma pesquisa de mercado para ter certeza que o que está em suas mentes possuem campo e trará benefícios. As qualidades pessoais de um empreendedor, entre muitas destacam-se: a) iniciativa; b) visão; c) coragem; d) firmeza; e) decisão; f) atitude de respeito humano; g) capacidade de organização e direção.

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  4. SIMULADO PARA ESTUDO

    EMPREENDEDORISMO

    1) PODE-SE AFIRMAR QUE O ESTABELECIMENTO DE METAS É UMA COMPETÊNCIA
    DIRETAMENTE RELACIONADA À NECESSIDADE DE:
    A) independência.
    B) afiliação.
    C) poder.
    D) realização pessoal.
    2) SEGUNDO A TEORIA DE MURRAY, OS EMPREENDEDORES SERIAM MOTIVADOS POR:
    A) poder.
    B) realização pessoal.
    C) afiliação, realização e poder.
    D) até vinte bases de motivação, como qualquer outra pessoa.
    26/08/2009 18:16
    3) BENCHMARKING É:
    A) um teórico do empreendedorismo.
    B) uma teoria da personalidade.
    C) um traço psicológico.
    D) uma técnica de qualidade total.
    4) QUAL A IMPORTÂNCIA DOS EMPREENDEDORES PARA O DESENVOLVIMENTO
    ECONÔMICO E SOCIAL?
    I. São responsáveis pela geração de empregos.
    II. Lançam novos produtos.
    III. São o alicerce da democracia.
    São corretas as afirmativas:
    A) I, II e III.
    B) I e III.
    C) I e II.
    D) II e III.
    5) PODEMOS AFIRMAR QUE FAZEM PARTE DO MODELO DE MCCLELLAND-COOLEY AS
    SEGUINTES COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS:
    A) metavisão, conhecimento do produto, assertividade.
    B) pesquisa de mercado, conhecimento em contabilidade e finanças.
    C) estabelecimento de metas, busca de oportunidades, riscos calculados.
    D) intuição, capacidade de resolver problemas e liderança.
    6) COMO É UTILIZADO ATUALMENTE, EM PROGRAMAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
    DE PESSOAS, O CONCEITO DE COMPETÊNCIA FOI DEFINIDO POR:
    A) Lawrence Cooley.
    B) David McClelland.
    C) Henry Murray.
    D) Julian Rotter.
    26/08/2009 18:16
    7) AS COMPETÊNCIAS REFORÇADORAS SÃO:
    A) poder e busca de oportunidades.
    B) autoconfiança, persistência e comprometimento.
    C) qualidade e riscos calculados.
    D) planejamento e coragem.
    8) EM RELAÇÃO AOS EMPREENDEDORES BEM-SUCEDIDOS, PODE-SE AFIRMAR QUE:
    A) ser bem-resolvido consigo e com o mundo é pré-requisito para ser bem-sucedido nos negócios.
    B) todos podem ser caracterizados como psicóticos.
    C) todos foram empregados disciplinados, aceitando as normas das empresas em que
    trabalhavam, e isso os levou a serem empresários bem-sucedidos.
    D) alguns possuem problemas de relacionamento com seus empregados e familiares por causa de
    certas características de sua personalidade.
    9) AS QUATRO GRANDES ABORDAGENS (ESCOLAS) ATUAIS NO ESTUDO DOS
    EMPREENDEDORES SÃO A:
    A) antropológica, econômica, psicológica e de aprendizagem.
    B) psicológica, sociológica, econômica e biológica.
    C) filosófica, antropológica, econômica e biológica.
    D) biológica, econômica, psicológica e de liderança.
    10) NO PROCESSO DE EMPREENDER, A BUSCA DE OPORTUNIDADES É UMA
    COMPETÊNCIA:
    A) importante apenas no início do negócio.
    B) importante apenas na fase de consolidação da empresa, para poder fazer frente aos
    concorrentes.
    C) secundária, pois é fácil encontrar uma oportunidade de negócio.
    D) fundamental para os empreendedores bem-sucedidos em qualquer fase da sua empresa

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  5. Onde esta a resposta do simulado ? obrigado

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