terça-feira, 4 de maio de 2010

Desenvolvimento Sustentável

Um comentário:

  1. A disciplina Desenvolvimento Sustentável tem como intenção oferecer oportunidades de reflexões a partir dos textos, das atividades, das discussões coletivas e da construção de sínteses individuais, assim como despertar e aprimorar a percepção ecológica que todo o educador deve ter.
    Esse material que chega a suas mãos apresenta uma série de atividades de apoio e aprofundamento ao livro didático. Será, portanto, mais uma ferramenta de trabalho a ser utilizada nas atividades de seu cotidiano com os alunos. Ele é composto de 3 textos, coletados em diferentes veículos de informação, cujos assuntos estão relacionados com os conteúdos abordados no livro didático:
    Impacto ambiental e dano ambiental: tece considerações sobre impacto e dano ambiental para subsidiar políticas de gestão sustentável, alerta também para a indispensável necessidade de um debate e consideração multidisciplinar do tema.
    Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) apresenta a educação como forma de moldar o mundo de amanhã, instrumentalizando indivíduos e sociedades com habilidades, perspectivas, conhecimento e valores para se viver e trabalhar de maneira sustentável. Busca também equilibrar o bem-estar humano e econômico com as tradições culturais e o respeito aos recursos naturais do planeta. A EDS utiliza métodos educacionais transdisciplinares para desenvolver uma ética para a educação permanente; promove o respeito às necessidades humanas compatíveis com o uso sustentável dos recursos naturais e com as necessidades do planeta; e nutre o senso de solidariedade global.
    Os impactos sócio-ambientais da transposição do rio São Francisco -
    reflete sobre o Projeto do Ministério da Integração Nacional que prevê a integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional. Indaga também sobre a maneira equivocada como está sendo proposto, já que se localiza em área de clima semi-árido, com pequena precipitação pluviométrica e temperatura elevada. Segundo a autora, a transposição de rios, córregos de uma bacia hidrográfica localizada em clima semi-árido provoca conseqüências que não estão sendo analisadas. O que pode ocasionar “furar” a bacia do Rio São Francisco? As análises consideram todas as possibilidades que a interferência na natureza provocaria na região? Analisa-se a complexidade sócio-espacial?Essas e outras questões são abordadas no texto.
    Além desses textos, há também 20 atividades extras, duas por capítulo, criadas para enriquecer os encontros presenciais, proporcionando ao aluno uma maior fixação dos conteúdos já abordados.

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