terça-feira, 4 de maio de 2010

Conhecimento da Natureza, Homem e Sociedade

4 comentários:

  1. Há muitos milênios, o homem vem tentando estudar a si mesmo na tentativa de compreender melhor o mundo em que vive. Nesse caminho pela busca do autoconhecimento, descobriu-se que estudar o ser humano é tão complexo quanto tentar explicar a existência de Deus. No entanto, os estudos evoluíram muito nos últimos séculos e a conclusão foi de que estudar o ser humano isoladamente só complicaria o processo de entendimento e talvez não se chegasse a lugar algum através dessa metodologia. Assim, optou-se por estudar o fenômeno humano como parte de um fenômeno maior que costumamos chamar de natureza.
    O livro O conhecimento da natureza, do homem e da sua sociedade tem como objetivo auxiliar no entendimento do ser humano para que ele, enquanto indivíduo, entenda que faz parte da natureza, sendo influenciado por ela e também a impactando por meio da sua atividade tanto individual como coletiva.
    O material está estruturado em 6 capítulos e 6 videoaulas. O primeiro capítulo estuda a relação entre o homem e a natureza, apresentando o significado ontológico da natureza que é responsável pela produção e manutenção da vida. Nesse sentido, a natureza age como ordem reguladora, evitando que o homem como animal racional exceda seus limites e atue como um predador destruindo-a. Por isso, o homem deve aceitar sua condição de produto da natureza, embora com a condição especial de ser o único animal racional para entender isso e aceitar essa condição. Assim, a ecologia e a vida sob o ponto de vista da existência do ser humano ensinam que somos responsáveis pela correta utilização dos recursos naturais.
    O segundo capítulo traça um paralelo entre a Natureza e a Cultura. Aborda a cultura como fenômeno humano, considerando que os outros animais agem por instinto e os homens não. A partir dessa idéia, tem-se o significado cultural como conjunto de valores, hábitos e representações que constituem um saber sobre os elementos presentes em nosso cotidiano. A vida em sociedade é que transforma o homem como ele é. Não se pode, no entanto, reduzir a importância da natureza nem da cultura, pois elas se completam e não reduzem uma à outra com verdade absoluta.
    O terceiro capítulo explica as bases existenciais do homem e sua relação com a natureza, partindo do princípio de que as ações do homem irão em busca de satisfazer suas necessidades básicas, mas isso é feito através da criação de condições necessárias para sua sobrevivência de forma ativa e não passiva como os outros animais. Sobre sua existência biológica não deve ser desconsiderada já que corpo e mente se completam. Outro assunto abordado é a vida em conjunto e a formação comunitária que consiste em dividir tarefas e aproveitar melhor o espaço, fazendo uma reflexão antropológica, importante para colocar o homem no centro da questão para o próprio homem.
    O quarto capítulo descreve sobre o homem como um animal racional, que é o que o difere dos outros seres vivos, embora a nossa sensibilidade e emoções também constitua a nossa existência com seres humanos. Em seguida aponta a razão como atitude orientadora para sua existência, pois somos hábeis em julgar os fatos e agirmos de acordo com a nossa racionalidade. O capítulo apresentará também, o desenvolvimento ético do homem em sociedade e sua relação com a estética enquanto uma forma do sentir humano, uma forma de conhecimento coletivo sobre a beleza sensível.

    ResponderExcluir
  2. O quinto capítulo apresenta um estudo sobre a sociedade humana. Quatro aspectos são destacados: o meio social, em que as pessoas vivem juntas, tendo características semelhantes e objetivos comuns; a vida coletiva, ou seja, o homem situado em seu meio social; a comunidade e as tribos, onde as pessoas se unem dentro da sociedade com base em interesses comuns e; o poder do estar junto, onde a unidade é posta como fator primordial da sobrevivência do homem na natureza e desenvolvimento dentro da sociedade.
    Finalizando, o último capítulo apresenta o homem como um ser moderno e pós-moderno. Mostra também a liquidez dos tempos atuais, em que temos uma quantidade enorme de informações à nossa disposição e que alterou o papel do homem na sociedade, que passou a ser chamada de sociedade da informação. O livro finaliza com o estudo da razão e a emoção nos tempos atuais, indicando que as duas faces da natureza humana, quando andam juntas, culminam em um desenvolvimento humano em sua plenitude.
    Um material rico para quem quer entender o papel do homem como agente transformador da natureza e do ambiente em que ele vive, sem esquecer que a natureza é um ser que regula toda a atividade que ocorre na terra.

    ResponderExcluir
  3. tenho uma pergunta me responda o mais rapido possivel:faça uma análise sobre o seguinte trecho:"entende-se por meio físico e social um todo que inclui aspectos naturais,sociais,econômicos,políticos,cultirais,históricos.significa englobar as ciências naturais e sociais,sem desconsiderar as escefisidade(esceficidade)da história,geografia,biologia e de outras áreas" Mirian Tronnolone.... obrigada

    ResponderExcluir
  4. desculpe errei uma palavra escrevi cultirais mais é culturais tá...

    ResponderExcluir