terça-feira, 4 de maio de 2010

Alfabetização e Letramento

2 comentários:

  1. FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO

    APRESENTAÇÃO

    A disciplina tem como objetivo primordial apresentar algumas tecnologias e teorias que apóiam sua utilização na educação, além disso, tem como finalidade uma formação docente consciente e socialmente responsável.
    As aulas são distribuídas da seguinte forma:
    Nas cinco primeiras aulas, serão abordados: o processo histórico do ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, que reflete sobre o desenvolvimento histórico do processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita; alfabetização ou letramento? Que se dedica a conceituar alfabetização e letramento no contexto da realidade brasileira; a produção social da linguagem oral e escrita, que propicia reflexões sobre o processo pedagógico da aquisição da linguagem escrita, nos níveis escolares que correspondem à Educação Infantil e às Séries Iniciais do Ensino Fundamental; a relação entre aprendizagem da língua escrita e desenvolvimento do pensamento, que demonstra que a apropriação da língua escrita cria as condições de operações mentais do aprendiz, que o capacitam à apreensão progressiva dos conceitos mais elaborados, que resultam no desenvolvimento das formas sociais de produção de sua sociedade; e a textualidade, código e meios de produção da escrita, que explicita que o ensino da língua escrita não se reduz ao mero domínio do código.
    Os capítulos 6 a 10 abordarão assuntos como: as quatro práticas da alfabetização, que tem como objetivo levar o aluno a compreender as quatro práticas pedagógicas da alfabetização: leitura e interpretação, produção de textos orais e escritos, análise lingüística e a sistematização do código; a leitura e interpretação, que apresenta como objetivo conhecer e desenvolver prática de leitura como forma de produção de sentido, por meio da interação do leitor ativo com o texto; Produção de Textos, que considera que é da natureza do processo pedagógico o desenvolvimento de atividades escolares que comportam certo grau de artificialidade como recurso didático para incentivar o aluno ao aprendizado da escrita, como de outros objetos de conhecimento, é a reflexão central desta aula que apresenta o seguinte objetivo: conhecer práticas de produção de textos, diferenciando a linguagem oral da linguagem escrita no processo de aquisição da língua escrita; Produção de Texto Escrito, que apresenta ao aluno a importância das atividades para a produção do texto escrito nas práticas alfabetizadoras, desenvolvendo competências necessárias como: qualidade verbal e correção lingüística; e a Análise Lingüística, que demonstra como desenvolver com as crianças a reflexão sobre a linguagem, com o objetivo de fazer com que elas reconheçam as diferentes possibilidades que a língua oferece para expressão das idéias de modo que, a partir dessa análise, entendam e superem as dificuldades gramaticais é a discussão central desta aula. Seu objetivo é compreender a atividade de análise lingüística como reflexão da própria língua.

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  2. Para encerar, as cinco últimas aulas trazem: a reescrita do texto, com o objetivo de compreender a reescrita do texto do aluno como procedimento pedagógico devido o seu caráter de análise lingüística, tornando-se desnecessário e improdutivo o ensino de regras gramaticais fora do contexto de produção escrita dos alunos; a Sistematização para o domínio do código provoca reflexões sobre a sistematização para o domínio do código como prática alfabetizadora, enfatizando que a alfabetização não pode estar centrada na repetição mecânica de letras e sílabas; os Procedimentos pedagógicos para a sistematização do domínio do código conhecer os procedimentos pedagógicos para a sistematização do domínio do código é o objetivo desta aula, selecionando-os criteriosamente para o desenvolvimento de práticas de leitura, interpretação e análise lingüística; a Reescrita do texto com vista à sistematização do código leva a compreender a reescrita do texto do aluno como objeto de reflexão sobre o código cujas considerações permitirão sistematizar procedimentos pedagógicos que ensejem o domínio do código; e a Avaliação em ensino da língua escrita, que apresenta como objetivo levar o aluno a refletir sobre a avaliação em ensino da língua escrita. Após a dissertação dos fundamentos teóricos e metodológicos que norteiam as práticas alfabetizadoras ao decorrer do material didático, discutir a avaliação adequada para o acompanhamento e desenvolvimento da aprendizagem do aluno.

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